Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
1/08/23 às 17h47 - Atualizado em 4/08/23 às 14h11

Superando desafios em busca de oportunidades

 

 

 

Em meio ao movimento constante de dezenas de pessoas em busca de oportunidades de emprego nas Agências do Trabalhador, espalhadas pelo Distrito Federal, destacam-se histórias de coragem e superação protagonizadas por mulheres como Larissa e Juliana (nomes fictícios). Ambas vivenciaram situações de violência e risco extremo, encontrando refúgio e apoio na Casa Abrigo, localizado em Taguatinga, e capacitação por meio do programa RENOVADF, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal.

Há nove meses, Larissa, de 29 anos e mãe de dois filhos, chegou à Casa Abrigo, que acolhe mulheres em situação de violência. Durante sua permanência, Larissa teve a oportunidade de se qualificar através do programa RENOVADF, que proporciona bolsas para cursos profissionalizantes. Agora, repleta de alegria e esperança, ela busca conquistar seu primeiro emprego, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Renda. Na manhã desta terça-feira, Larissa pegou sua primeira carta de emprego na Agência do Trabalhador e não escondeu a emoção diante desse novo horizonte.

Juliana, 25 anos e mãe de dois filhos, também encontrou na Casa Abrigo o acolhimento necessário para se reerguer após seis meses de abrigo. Com estabilidade financeira alcançada, Juliana agora reside com sua família em uma casa própria. Assim como Larissa, Juliana fez o curso do RENOVADF e, com determinação, conquistou sua carta de encaminhamento para entrevista de emprego, demonstrando confiança em sua capacidade de alcançar independência.

Com sorrisos no rosto e olhos brilhantes de esperança, essas mulheres mostram que é possível superar obstáculos e encontrar oportunidades mesmo após momentos difíceis. Larissa e Juliana são exemplo de resiliência, inspirando outros a não desanimar frente às adversidades que a vida possa apresentar.

“Pensando em dias melhores, recomendo a todos que buscam um emprego que não desistam dos seus sonhos, mesmo que a jornada pareça difícil”, diz Juliana com determinação. A jovem destaca a importância de perseverar, pois, como ela mesma prova, mesmo diante de circunstâncias adversas, é possível conquistar uma nova chance no mercado de trabalho e construir um futuro melhor.

 

O programa RENOVADF e a Casa Abrigo desempenham papéis fundamentais na transformação dessas vidas, proporcionando suporte emocional e capacitação profissional para que mulheres como Larissa e Juliana se sintam confiantes e preparadas para enfrentar novos desafios.

 

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, reforça o compromisso em investir em programas sociais que promovam a inclusão e a recuperação de vítimas de violência. Essas iniciativas comprovam que, com a combinação de apoio, capacitação e determinação, é possível abrir portas para um futuro promissor, onde o trabalho digno se torna a base para uma vida mais estável e feliz.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda se diz realizado com essas ações que visam a melhoria de vida de pessoas vulneráveis. “São histórias como essas que nos dão ânimo e sentido para vir trabalhar todo os dias e nos fazem refletir da importância de política públicas que são voltadas para quem realmente precisa. É emocionante ver essas mulheres, que tanto sofreram e estavam sem esperança, reconstruindo suas histórias, refazendo suas vidas e a de seus filhos”. Conclui, Thales.

 

Governo do Distrito Federal