Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/10/23 às 13h11 - Atualizado em 24/10/23 às 13h18

SEDET realiza Cerimônia para mais de 8 mil alunos, para celebrar o início das aulas do programa QUALIFICADF

 

SEDET realiza Cerimônia para mais de 8 mil alunos, para celebrar o início das aulas do programa QUALIFICADF

 

O programa oferece cursos profissionalizantes de operador de micro, design gráfico, atendente de farmácia, auxiliar administrativo, contabilidade, auxiliar de recursos humanos e manutenção de celular

 

Em clima de muita festa, a Secretaria recebeu na manhã dessa terça-feira, (24) os alunos do 3º Ciclo do Programa QUALIFICADF. O evento está sendo realizado durante todo o dia no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e conta com a presença da Vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; Deputado Federal Rafael Prudente; Deputado Distrital Robério Negreiros; além do Secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, Thales Mendes.

 “Em um curso de Qualificação você descobre várias coisas. Você começa a se movimentar na esperança, na oportunidade. O aluno descobre que é capaz e que ao concluir o curso, precisará apenas de uma oportunidade. E é por isso que o nosso Governador Ibaneis Rocha, investe tanto em educação. Nós acreditamos em criar oportunidades. Informou a Vice-Governadora, Celina Leão.

 

Nesse 3º Ciclo o programa inscreveu um total de 8.050 alunos, com cursos ministrados nos turnos matutino e vespertino. Os estudantes terão a oportunidade de estudarem o total de 240 horas/aula, com especialização em 40 cursos que atendem às áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços administrativos e área da saúde.

 

“Esse projeto é um trabalho que gera expectativas nas pessoas. Gera oportunidade. As empresas nos procuram para oferecer vagas de trabalho, mas querem profissionais com algum tipo de experiência. Esse é o objetivo da Secretaria, capacitar pessoas para o mercado de trabalho. ” Declarou Thales Mendes, Secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda.

 

SEDET: Secretário Thales Mendes / Fotos José Amaro

 

Ana Pereira, 23 anos, é moradora do Recanto das Emas e não esconde a alegria nessa nova fase da vida. Ela faz parte do grupo de alunos que concluíram o curso de assistente administrativo na turma anterior do QUALIFICADF e agora está pronta para cursar Recursos Humanos nesse novo ciclo do Programa.

 

“Eu estou com muitas expectativas, eu estou gostando da matéria, estou gostando do conteúdo. Essa é uma excelente oportunidade que estou tendo. Não só eu, mas também para todos esses alunos. ” Declarou Ana.

 

As aulas estão ocorrendo nas regiões de Guará, Paranoá, Planaltina, Taguatinga, e Asa Sul. Os cursos foram selecionados e elaborados a partir de pesquisa de demanda de mercado de trabalho, junto ao setor produtivo. O QUALIFICADF contou com duas etapas, esse ano de 2023, com mais de 8.000 alunos por etapa, sendo assim, nesse ano já foram formados 16 mil alunos. No ano passado, 2022, foram 24 mil alunos formados.

 

Estudantes 3º Ciclo 2023 QUALIFICADF / Fotos José Amaro

 

Serão exigidos os seguintes requisitos para participação no Programa QUALIFICA DF: a) ser pessoa física, brasileira nata ou naturalizada, ou estrangeira em situação regular no país, que esteja em busca de nova qualificação e/ou requalificação profissional nas áreas dos cursos ofertados; b) ter idade mínima de 16 (dezesseis) anos e possuir escolaridade compatível com o curso desejado;

Benefícios

 

Os alunos do Programa Qualifica DF recebem os seguintes benefícios:

  • Kit educando, composto de, no mínimo: apostila ou cartilha/publicações; caderno tipo universitário de 96 folhas; caneta esferográfica azul ou preta; borracha branca; lápis preto nº 2; e, pasta plástica com elástico
  • Uniforme, na quantidade de 2 (duas) camisetas
  • Auxílio transporte, por meio da emissão de cartão vale transporte
  • Lanche diário
  • Seguro contra acidentes pessoais
  • Certificado, autenticado pela entidade qualificadora e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Governo do Distrito Federal