Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
23/05/24 às 17h30 - Atualizado em 23/05/24 às 18h50

SEDET marca presença na 1ª Edição do Festival da Cachaça de Brasília

 

 

Ontem (22), teve início a 1ª Edição do Festival da Cachaça de Brasília. O evento, que se estenderá por cinco dias, promete uma programação intensa, com muitas palestras, mais de 200 rótulos, de 48 expositores de 12 estados mais o Distrito Federal e do brasil, e também uma variedade de shows musicais reunindo nomes da música, proporcionando uma experiência cultural completa para os visitantes.

 

Além de conhecer um pouco mais sobre a história e produção da bebida mais tradicional do Brasil, o público também poderá degustar as cachaças e participar de workshops com especialistas do setor. “Mais que um evento para apreciadores de cachaça, é uma oportunidade para conhecer um pouco mais da história desse produto mundialmente admirado, que reunirá música, gastronomia e cultura”, destaca Edilane Oliveira, diretora do Instituto Brasileiro de Integração (IBI), responsável pelo evento.

Considerada a bebida mais tradicional do país, o mercado da cachaça tem se diversificado e tem apresentado um crescimento considerável na capital do Brasil. De acordo com a Associação Cachaça de Brasília, o faturamento com o produto foi de R$ 3 milhões, em 2023.

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET) é uma das apoiadoras do evento, ela conta com dois stands de exposição: um dedicado à Cadeia Produtiva e Economia Solidária, que inclui artesanato e produtores rurais, e outro da Agência do Trabalhador Itinerante. No local, empresários podem obter informações sobre programas de apoio ao empreendedorismo, como o ProsperaDF, além de se inscreverem em cursos de qualificação profissional.

José Gomes, um dos expositores, ressaltou a importância de eventos como este na cidade. “O artesanato começou como um hobby e hoje complementa minha renda. Agradeço à Secretaria de Trabalho do DF e também à de Turismo, que têm aberto portas para os artesãos nas feiras culturais”, afirmou.

 

Thales Mendes, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, destacou a importância de promover eventos como este no Distrito Federal. “É essencial fomentar a cultura do consumo da cachaça, gerando negócios e oportunidades para os empreendedores de Brasília. Queremos incluir este festival no calendário oficial da cidade, promovendo de forma contínua este produto genuinamente nacional”, concluiu Mendes.

 

Programação: 

 

A programação musical é outro ponto alto do Festival da Cachaça de Brasília, que reunirá clássicos da música regional, samba, sertanejo e chorinho. Gilberto e Gilmar, Karika, Leandro Kato, Renato Teixeira e Rick e Rangel estão entre os artistas que subirão ao palco.

O público também poderá participar de oficinas sobre “Desafios do mercado da cachaça”, “Como beber cachaça”, “Blend Experience” e “Coquetelaria com cachaça”. O evento contará com aulas de coquetelaria e gastronomia e os participantes ajudarão a escolher o melhor petisco produzido com a bebida.

 

Além dos restaurantes do complexo Mané Mercado, o Brasis Ateliê Gastronômico, casa comandada pela chef Di Oliveira, completará as opções de culinária do evento. Já o bar de drinks, será assinado pela chef Raquel Amaral.

 

Oficinas:

 

22/05 – Desafios do mercado da cachaça
23/05 – Como beber cachaça
24/05 – Blend Experience
25/05 – Coquetelaria com cachaça

 

Programação artística

 

22/05
18h20 – Chorinho
21h – Gilberto e Gilmar
23/05
18h30 – Karika
21h – Rick e Rangel
24/05
18h30 – Chorinho
21h – Leandro Kato
25/05
17h – Karika
21h – Renato Teixeira
26/05
16h – Chorinho
19h – Heróis de botequim

 

Serviço | Festival da Cachaça de Brasília

 

Data: 22 a 26 de maio
Horário: 12h30 às 23h
Local: Mané Mercado
Entrada gratuita
Classificação: 18 anos

Governo do Distrito Federal