28/05/24 às 16h05 - Atualizado em 28/05/24 às 16h12

SEDET impulsiona a Cadeia Produtiva e Economia Solidária

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SEDET), vem impulsionando e ampliando a Cadeia Produtiva e Economia Solidária do DF. Neste fim de semana, a SEDET participou de 03 grandes feiras, Origem Week e Chocolat Festival Brasília, 1º Festival da Cachaça de Brasilia e AgroBrasília 2024.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDET), por meio da Subsecretaria do Microcrédito e Economia Solidária (SME), realizou um evento que contou com a participação de 150 expositores, incluindo diversos artesãos e produtores rurais. A iniciativa proporcionou a esses profissionais a oportunidade de expor e divulgar seus trabalhos, fomentando novas oportunidades de negócios em Brasília.

A Subsecretaria de Microcrédito (SME) tem se destacado no fortalecimento da cadeia produtiva do Distrito Federal, não só abrindo espaços para expositores, mas também oferecendo suporte financeiro aos microempreendedores. Dentre os programas oferecidos, destaca-se o ProsperaDF, que disponibiliza linhas de crédito para atender às necessidades financeiras de pequenos empreendedores, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

O simbolismo das ações feitas pela Secretaria se demonstra através das presenças entre os eventos como Tânia Mendes, representante do sindicato Sintrartes (Sindicato dos Artesãos e manualistas), que agradeceu a SEDET pela valorização que tem dado ao artesão, oportunizando a participação deles nessas feiras em Brasília e também Eleni Correia, do Instituto Social Fonte de Luz, um Instituto com foco em atender mulheres em situação de vulnerabilidade social, falou da importância da SEDET nesses eventos para conseguirem expor seus trabalhos.

Para a realização dessas Feiras foram necessários esforços de toda a SEDET e suas Subsecretarias.

• A Subsecretaria de Atendimento ao Trabalhador e ao Empregador (SATE), levou a Agência do Trabalhador Itinerante nas 03 Feiras, onde vários serviços foram ofertados como: Vagas de Emprego e Cesta do Trabalhador.
  • A Subsecretaria de Microcrédito e Economia Solidária (SME), oportunizou aos micro e pequenos empresários no acesso a linhas de créditos através do Programa ProsperaDF.
  • A Subscretaria de Administração Geral (SUAG), teve um papel importânte na logística no recurso de materiais para o funcionamento das feiras.
  • A Subsecretaria de Qualificação Profissional (SQP), com oportunidades para se inscreverem em cursos de Qualificação Profissional.
  • A Subsecretaria de Fomento ao Empreendedorismo (SUFEM), foi resposável pelo fomento. Esta subscretaria trabalha para a implementação e melhoria de ações relacionadas ao crescimento individual e coletivo dos empreendedores do DF.
  • A Subsecretaria de Apoio às Áreas de Desenvolvimento Econômico (SAADE), trabalhando para implementação de políticas e programas inovadores, buscando atrair novos investimentos, promovendo a diversificação do setor produtivo.
  • A Subsecretaria de Programas e Incentivos Econômicos (SUPIEC), que é gestora do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal – PRÓ-DF II e do Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Distrito Federal. Com objetivo de ampliar a capacidade da economia local na produção de bens e serviços e na efetiva geração de emprego, renda, receita tributária, além de promover o desenvolvimento econômico social, sustentável e integrado do Distrito Federal.

O secretário da SEDET, Thales Mendes, relatou que a Secretaria de Trabalho busca a cada dia ampliar esses espaços com mais eventos, gerando oportunidades de negócios para os empreendedores: ”Sabemos que em Brasília há um grande mercado consumidor que gera oportunidades para quem quer empreender, nosso trabalho é ampliar a Cadeia Produtiva e Economia Solidária” declarou Thales.