Governo do Distrito Federal
24/03/23 às 18h23 - Atualizado em 24/03/23 às 18h27

Reunião do Comitê de Financiamento à Atividade Produtiva aprova mais de 142 milhões em investimentos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal – SEDET realizou na manhã desta sexta-feira, 24 de março de 2023, a 252ª reunião ordinária do Comitê de Financiamento a Atividade Produtiva – COFAP/DF. Foi a primeira reunião realizada sob a nova gestão da SEDET. A reunião teve como objetivo a aprovação das cartas consulta para aprovação e liberação de financiamento junto ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro Oeste – FCO, que contempla os empreendimentos da região.

 

Nesta primeira reunião, foram autorizados mais de 142 milhões em investimentos, com 40 cartas consultas aprovadas, sendo destes mais de 90 milhões destinados exclusivamente para o Distrito Federal. Diversas empresas foram aprovadas para receber o financiamento, atuando em áreas como escavação, hotelaria, atividade rural, agropecuária, vendas de equipamentos agrícolas, usina geradora de energia fotovoltaica, dentre outras. Mais de 2.000 empregos diretos e indiretos serão gerados com o impacto desses investimentos.

 

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes presidiu a reunião e ressaltou: “A concessão das cartas consultas tem extrema importância para o fomento do desenvolvimento econômico do centro-oeste, especialmente, no caso desta reunião, o Distrito Federal, que foi o maior beneficiado. Destaco ainda, a importância do fomento e da criação de empregos e distribuição de renda no momento da retomada da economia brasileira e consequentemente do DF” afirmou Mendes.

 

A carta consulta é a forma das empresas apresentarem seus projetos e solicitarem financiamento para o desenvolvimento de suas atividades produtivas através do FCO. Elas funcionam como uma espécie de carta de intenções, onde as empresas apresentam seus projetos e demonstram a viabilidade financeira e econômica de suas atividades.

 

 

O COFAP/DF é responsável por analisar as propostas de financiamento e direcionar os recursos para projetos que possam gerar emprego e renda para a população. Por falta de quórum, as reuniões do comitê não vinham sendo realizadas. O comitê é formado por representantes do governo, de instituições financeiras e do setor produtivo, que se reúnem regularmente para avaliar as propostas e definir as diretrizes do fundo. A aprovação das cartas consulta possibilita a realização de investimentos e, consequentemente, desenvolvimento regional.

 

Com a aprovação dessas cartas consulta, espera-se que as empresas possam investir em suas atividades produtivas, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e trazendo benefícios para a população local.

Governo do Distrito Federal