Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
5/03/24 às 16h55 - Atualizado em 5/03/24 às 17h18

RENOVADF LANÇA 1° CICLO 2024

 

 

A manhã desta quarta-feira, 5/2, foi de festa para os novos 1.500 alunos do primeiro ciclo de 2024 do RENOVADF. O programa criado e gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalha e Renda, premiado pelo Consórcio Brasil Central, consiste em capacitar os alunos para o mercado de trabalho no setor da construção civil e dá suporte às Administrações Regionais em reformas de praças, quadras poliesportivas, campos sintéticos e parquinhos.

Dentre os iniciantes, além de pessoas desempregadas em busca de uma colocação no mercado de trabalho, estavam 150 pessoas vulneráveis, entre imigrantes e refugiados acolhidos em abrigos e pessoas em situação de rua que foram encaminhados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

 

A vice-governadora Celina Leão ressaltou a importância social do programa ao relatar o testemunho de ex-aluno. “É um programa que transforma vidas, esse programa está no coração do governo, me emocionei muito com o relato de um ex-morador de rua que teve sua vida transformada através do Renova-DF. Ele precisa de oportunidade, e é isso que o RENOVADF faz, dá oportunidade para que a pessoa possa ter uma qualificação para que consiga ser inserida no mercado de trabalho”, conclui Celina.

O deputado Distrital Robério Negreiros fez questão de reforçar sua disposição para destinar emenda parlamentar para atender à demanda de qualificação. “Este programa é importante por acolher a todos, jovens, pessoas de mais idade, homens e mulheres. Tudo que estiver ao meu alcance para melhorar e ampliar o RenovaDF eu farei.

Thales Mendes, Secretário Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda ressaltou a importância do poder de inclusão do programa. “Mais de 20 mil pessoas já passaram por este curso, e o que eu digo, que o RenovaDF vai além da oportunidade para quem quer aprender uma nova profissão, é curso inclusivo, há pessoas de várias idades, não apenas jovens. No mercado da construção civil, por exemplo, sua maioria é formada por homens, mas aqui, 65 % dos alunos são mulheres.

Sobre o RENOVADF

O curso tem duração de 03 meses (240 horas), e os alunos têm alguns benefícios como:

  1. a) Auxílio pecuniário, equivalente um salário mínimo, após a conclusão de cada 80 horas correspondentes;
  2. b) Auxílio transporte;
  3. c) Seguro contra acidentes pessoais
  4. d) Recebimento do certificado, autenticado pela entidade qualificadora

Governo do Distrito Federal