Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
25/06/24 às 17h27 - Atualizado em 25/06/24 às 18h06

Qualifica DF bateu recorde no primeiro dia de inscrições

 

Mais de 8 mil pessoas se cadastraram para participar de um dos 50 cursos gratuitos de qualificação profissional

 

 

Mais de 8 mil candidatos fizeram a inscrição nos 50 cursos do Qualifica DF, programa gratuito de qualificação profissional do Governo do Distrito Federal (GDF), nas primeiras 24 horas de matrículas abertas. Em comparação às edições anteriores, uma média de duas mil pessoas a mais acessaram a plataforma online para buscar uma das 12,6 mil vagas disponíveis em 50 cursos nesse próximo ciclo de 2024.

 

Uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet), o Qualifica DF já formou e capacitou mais de 60 mil pessoas para o mercado de trabalho.

 

Uma delas foi a social media Rafaela Araújo, de 18 anos. A moradora de Taguatinga ingressou no mercado de trabalho há menos de um mês e viu no curso de webdesigner uma possibilidade de ampliar os horizontes e entregar novos produtos no novo emprego. “Apesar de eu não ter experiência, a empresa apostou em mim. Acredito que com novos conhecimentos teóricos e práticos vou apresentar os resultados esperados pela minha chefia”, ponderou.

 

Nesse ciclo, as inscrições permanecerão abertas até 4 de julho, pelo site da Secretaria. A empresa responsável pela execução do programa enfatizou que todos os interessados deveriam se inscrever, independentemente da quantidade de vagas disponíveis, no caso de uma demanda excedente em determinados cursos, será feita uma avaliação socioeconômica dos candidatos.

 

A alta procura foi atribuída a alguns fatores, como a oferta de novos cursos desde o ciclo realizado no primeiro semestre, acompanhada da qualidade das aulas, bem como pela busca das pessoas por melhorar o currículo com vistas a uma oportunidade melhor no mercado de trabalho e, aliado a tudo isso, o fato de ser o último ciclo de 2024.

 

 

 

 

Qualifica DF

O programa conta com polos de estudo no Guará, no Plano Piloto, em Ceilândia, no Paranoá e em Planaltina.

 

Os cursos de qualificação profissional oferecidos têm uma carga horária total de 240 horas/aula e são ministradas nos turnos matutino, vespertino e noturno. Entre as 50 opções disponíveis estão atendente de farmácia, auxiliar administrativo, auxiliar de contabilidade, cabeleireiro, manicure e pedicure, entre outros.

 

Todo o material didático, bem como uniforme e lanche são fornecidos de forma gratuita. Esse é o último ciclo de 2024 do Qualifica DF, que já formou mais de 60 mil alunos, muitos deles garantindo vaga no mercado de trabalho antes mesmo de se formar. Para quem não mora onde há um polo, ainda é a entregue a documentação para passe livre no transporte público.

 

Para se inscrever, os candidatos precisam atender os requisitos básicos como: ser brasileiro nato ou naturalizado, residente preferencialmente nas regiões onde as Unidades Móveis estarão instaladas, estar em situação de vulnerabilidade social, ter mais de 16 anos (ou preencher formulário de autorização para menores de idade), ser beneficiário do seguro desemprego, desempregado ou trabalhador informal, ou cidadão idoso de até 70 anos em busca de qualificação.

 

Os interessados em participar do programa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (Sedet) têm até o dia 4 de julho para se inscrever no link disponível no site da pasta, sedet.df.gov.br.

 

Governo do Distrito Federal