Governo do Distrito Federal
27/03/23 às 15h55 - Atualizado em 29/03/23 às 11h57

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL É RECONHECIDO POR REPRESENTANTES DA ONU E EMBAIXADA DOS ESTADOS UNIDOS

 

Nesta segunda-feira (27/03), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal recebeu representantes da Organização da Nações Unidas (ONU), por intermédio da Organização Internacional da Migração (OIM) e da embaixada dos Estados Unidos, em uma visita de reconhecimento pelos trabalhos realizados pelo programa “RENOVA DF”.

 

Durante a visita, a comitiva internacional pode acompanhar de perto as atividades realizadas pelos alunos do programa RENOVADF. Em especial, ao atendimento à imigrantes, que fazem parte dos grupos de vulneráveis atendidos pelo programa. Os Representantes assistiram aulas práticas e conversaram com os alunos para saber como o programa tem contribuído para a formação profissional e a integração junto à sociedade brasileira.

 

O secretário, Thales Mendes, deu as boas-vindas ás equipes e explicou sobre o projeto de qualificação profissional. “Através do programa, os alunos do RENOVADF recebem capacitação profissional na área de construção civil, com aulas presenciais e atividades práticas em espaços públicos, como praças, parques e quadras esportivas, entre outros. Com isso, os próprios alunos recuperam esses espaços públicos, o que também contribui para o bem-estar da comunidade”, disse o secretário.

 

A Coordenadora Sênior da OIM. Michelle Baron, exaltou a iniciativa. “Estamos muito satisfeitos em ver como o RENOVA DF tem contribuído para a formação profissional e a inclusão dos imigrantes no Distrito Federal. É uma iniciativa que merece ser reconhecida e apoiada. Isso mostra como um trabalho conjunto entre o governo e a sociedade pode fazer a diferença na vida das pessoas”, disse a representante da ONU.

 

O RENOVA DF já está em seu oitavo ciclo com 1.500 alunos na ativa e, em breve, será aberto o nono ciclo, com mais 1.500 vagas disponíveis, sendo quê 50 para imigrantes e 150 para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (SENAI/DF) e têm duração de três meses, com carga horária de quatro horas diárias.

 

Além da capacitação profissional, os alunos do RENOVA DF recebem um kit uniforme completo, incluindo camiseta, bota, capa de chuva, garrafa d’água, boné e equipamentos de proteção individual. Eles também recebem uma Bolsa Benefício no valor de um salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

 

Reportagem 

Ronaldo Rocha 

Governo do Distrito Federal