Setrab adere ao uso de máscara transparente para atender deficiente auditivo
Patrícia Ribeiro – Gerente da Agência do Trabalhador da 112 Sul – Atendimento preferencial a Pessoas com Deficiência.Foto:Ascom/Setrab
Em tempo de pandemia a população tem seguido a protocolos instituídos pela Organização Mundial da Saúde como, por exemplo, o uso de máscara facial. Essa medida nos dá segurança e proteção no dia a dia. No entanto, o simples uso do adereço causa transtorno para uma parcela dos cidadãos brasileiros, os deficientes auditivos.
Marcos Barbosa – Chefe da Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Estado de Trabalho – Foto: Ascom/Setrab
O uso de expressão facial e da leitura labial são instrumentos que facilitam a comunicação diária de todos nós. Para o deficiente auditivo eles são fundamentais. Pensando nessa realidade, a Secretaria de Trabalho, que tem uma Agência do Trabalhador específica no atendimento a pessoas com deficiência física, adquiriu máscara transparentes que possibilitam ver o movimento dos lábios de quem a usa.
Essas máscaras serão usadas pelos atendentes que trabalham com as minorias, na Agência do Trabalhador da 112 Sul, e pela equipe de comunicação da Setrab, nas gravações externas de vídeos. “São ações assim, que parecem pequenas para alguns, mas que trazem um grande conforto para outros, e que nos dão prazer em trabalhar no serviço público. Isso, no mínimo nos traz um sentimento de equidade”, comemorou o secretário de Trabalho, Thales Mendes.