30/05/23 às 17h32 - Atualizado em 31/05/23 às 12h02

LUTA CONTRA O DESEMPREGO FEMININO: SEDET/DF PROMOVE CAPACITAÇÃO E OPORTUNIDADES PARA MULHERES NO DISTRITO FEDERAL

De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada mensalmente pelo IPEDF, foram identificadas diferenças nas taxas de desemprego entre homens e mulheres. O estudo revelou que o índice de desemprego entre as mulheres, mesmo com redução desde 2021, ainda é maior em comparação aos homens.

Carteira de trabalho — Foto: Divulgação/Prefeitura da Serra

Diante desse cenário, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET/DF) vem desempenhando um papel fundamental na busca por soluções que promovam a inclusão e o empoderamento das mulheres no mercado de trabalho.

Em entrevista, o secretário da SEDET/DF, Thales Mendes, ressaltou a importância de enfrentar esse desafio estrutural e destacou as ações em andamento para mitigar o problema. “Estamos comprometidos em desenvolver programas e projetos que ofereçam oportunidades de qualificação profissional para as mulheres, visando sua inserção no mercado de trabalho e o fortalecimento da economia local”, afirmou o secretário.

Uma das iniciativas que têm recebido destaque é o Projeto “Jornada da Mulher Trabalhadora – Etapa Ceilândia”. Esse projeto oferece cursos de qualificação profissional em diversas áreas de interesse, proporcionando às mulheres a oportunidade de adquirir novas habilidades e competências que as tornem mais preparadas para o mercado de trabalho.

As inscrições para as vagas disponíveis nesse projeto estão abertas e podem ser realizadas através do portal da SEDET/DF (www.trabalho.df.gov.br) até o dia 5 de junho de 2023. Os cursos terão carga horária de 80 horas/aula e serão ministrados no período da manhã e tarde, na Praça da Bíblia, em Ceilândia/DF.

Além de oferecer capacitação, o Projeto “Jornada da Mulher Trabalhadora” também busca promover a valorização e o empoderamento feminino, incentivando as mulheres a investirem em seu futuro profissional e a trilharem caminhos de sucesso.

É importante ressaltar que a qualificação profissional é um fator determinante para ampliar as chances de empregabilidade e superar as adversidades enfrentadas pelas mulheres no mercado de trabalho. Portanto, essa iniciativa da SEDET/DF se mostra fundamental para ajudar a reverter a atual situação e promover a igualdade de oportunidades.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal reforça o compromisso em buscar soluções efetivas para combater o desemprego feminino e promover a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Através de parcerias estratégicas com empresas, instituições de ensino e organizações da sociedade civil, a SEDET/DF tem trabalhado para ampliar as oportunidades de inserção das mulheres no mercado de trabalho.

Um dos enfoques da secretaria é incentivar a busca pela profissionalização e capacitação. Com programas de qualificação e treinamento, as mulheres têm a oportunidade de adquirir novas habilidades, melhorar sua empregabilidade e ampliar suas perspectivas de carreira. Através dessas ações, a SEDET/DF busca não apenas reduzir as taxas de desemprego entre as mulheres, mas também criar um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário.

A coordenadora de Estudos e Pesquisas Quantitativas de Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica e Desenvolvimento do Distrito Federal (IPEDF), Acsa Guimarães, destaca a importância dessas iniciativas para mudar o panorama do mercado de trabalho. “É fundamental que as mulheres tenham acesso a oportunidades de qualificação e sejam incentivadas a ocupar posições de destaque em diversas áreas”, ressalta Guimarães.

Além disso, a SEDET/DF também tem implementado políticas de apoio ao empreendedorismo feminino, buscando estimular e fortalecer a participação das mulheres no cenário empresarial. Através de programas de microcrédito, capacitação em gestão e incentivos fiscais, a secretaria visa impulsionar a abertura e a consolidação de negócios liderados por mulheres, promovendo a autonomia e a independência financeira.

É importante destacar que a busca pela igualdade de gênero no mercado de trabalho não se resume apenas a uma responsabilidade do poder público. É um esforço conjunto que envolve também as empresas, a sociedade civil e cada indivíduo. A valorização do potencial e das competências das mulheres é essencial para construir uma sociedade mais justa e equitativa.

Diante dos desafios apresentados pelos dados da pesquisa, é fundamental que todos os setores da sociedade se unam para criar oportunidades reais e efetivas para as mulheres no mercado de trabalho. Ações afirmativas, políticas de inclusão e medidas de combate à discriminação de gênero são passos importantes para transformar essa realidade e construir um futuro mais igualitário.

Portanto, a SEDET/DF reforça seu compromisso em continuar desenvolvendo iniciativas e programas que impulsionem a inserção das mulheres no mercado de trabalho, promovendo a capacitação, o empreendedorismo e a igualdade de oportunidades. Investir no potencial das mulheres é investir no desenvolvimento econômico e social do Distrito Federal.

Clique aqui e veja o edital completo

Clique aqui e faça a sua inscrição