Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/07/23 às 10h17 - Atualizado em 20/07/23 às 14h29

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL ABRE INSCRIÇÕES PARA O CURSO DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL RENOVADF: 2.500 VAGAS DISPONÍVEIS NO SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL

O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda do Distrito Federal (SEDET), anunciou a abertura de inscrições para oCiclo/2023 do Curso de Qualificação Profissional RENOVADF. O objetivo é preencher 2.500 vagas destinadas ao curso de “Auxiliar de Manutenção” na área da Construção Civil, com noções de diferentes profissões, como Carpinteiro, Jardineiro, Eletricista, Encanador, Serralheiro e Pedreiro.

 

As inscrições estarão abertas no período de 14/07/2023 a 20/07/2023 para os candidatos interessados em participar do Programa de Qualificação Profissional e Frente de Trabalho do Distrito Federal – RENOVADF. Além das vagas imediatas, serão abertas 1.500 vagas de cadastro reserva, que serão convocadas conforme necessidade.

 

Para participar do programa, os interessados devem atender aos seguintes requisitos: ser pessoa física, brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro em situação regular no país, estar desempregado em busca de nova qualificação na área da construção civil, ter mais de 18 anos, comprovar a situação de desemprego e residir no Distrito Federal.

 

Algumas restrições de participação também se aplicam, sendo impedidas de participar do programa mulheres gestantes, pessoas com restrições de mobilidade e aqueles que já tenham participado do Programa RENOVADF anteriormente.

 

O programa oferecerá cursos de qualificação profissional com duração de 240 horas, divididos em três etapas de 80 horas cada. As aulas serão ministradas por órgãos ou entidades reconhecidas e experientes na formação e qualificação de mão-de-obra. O aluno poderá ser matriculado nos horários matutino, vespertino e noturno, conforme definição da SEDET.

 

As inscrições serão realizadas eletronicamente no portal da SEDET (www.sedet.df.gov.br), por meio do preenchimento de um formulário de pré-inscrição disponibilizado durante o período de inscrição. É importante ressaltar que as informações preenchidas no formulário são de responsabilidade do candidato, sendo eliminados automaticamente do processo seletivo aqueles que fornecerem informações falsas.

 

O processo de seleção será baseado nas condições de vulnerabilidade socioeconômica dos inscritos, com possibilidade de cruzamento de dados com bases do Governo Federal e do Governo do Distrito Federal. Em caso de empate, será realizado um sorteio eletrônico para o preenchimento das vagas.

 

O resultado final da seleção e a convocação dos candidatos selecionados serão divulgados no site da SEDET a partir do dia 24/07/2023. Os candidatos convocados deverão comparecer a uma das Agências do Trabalhador da SEDET no período de 24/07/2023 a 31/07/2023 para apresentar os documentos comprobatórios e realizar a análise e comprovação dos requisitos de participação.

 

Os selecionados para o programa terão direito a benefícios como auxílio pecuniário, auxílio transporte, seguro contra acidentes pessoais e certificado de conclusão do curso. A carga horária mínima para receber o auxílio pecuniário é de 64 horas mensais, e é necessário ter frequência igual ou superior a 80% da carga horária total do curso e aproveitamento mínimo de 80% para obter o certificado.

 

As atividades do curso serão realizadas nas Regiões Administrativas do Distrito Federal, utilizando equipamentos públicos como quadras poliesportivas, praças, parques e outros espaços adequados para as aulas práticas e de qualificação.

 

A previsão para o início das atividades é a partir do dia 09/08/2023, porém essa data pode sofrer alterações, sendo amplamente divulgada no site da SEDET.

 

Para mais informações e esclarecimentos, os interessados podem entrar em contato com a Subsecretaria de Qualificação Profissional (SQP) pelo telefone ou WhatsApp: (61) 99198-8727.

É importante destacar que qualquer irregularidade encontrada no processo seletivo pode ser relatada à Ouvidoria de Combate à Corrupção por meio do telefone 0800-6449060. A SEDET será responsável pela seleção e divulgação dos resultados, e todas as fases do processo devem ser acompanhadas pelo site mencionado.

 

Os casos omissos serão resolvidos pela SEDET, que interpretará as regras do edital de acordo com as normas vigentes e os princípios que regem a Administração Pública.

 

 

CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO – SEDET | Login (setrab.df.gov.br)

 

CLIQUE AQUI – EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 28_2023 – SEDET_DF

Governo do Distrito Federal