Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/06/23 às 20h05 - Atualizado em 14/06/23 às 10h17

FORMATURA DO QUALIFICADF

 

  Evento celebra o elo crucial para a dignidade e o emprego no Distrito Federal

 

Nesta terça-feira, (6/06), o salão Sul do Centro de Convenções Ulisses Guimarães, foi palco de mais da formatura de mais um ciclo do Qualifica DF, marcando mais uma leva de  pessoas capacitadas para o mercado de trabalho. O evento, repleto de animação e alegria e celebração dos participantes com esperança renovadas na busca de novas oportunidades.

 

Ao longo de três meses, os estudantes investiram seu tempo e empenho na busca por conhecimentos e habilidades que lhes proporcionassem um horizonte promissor. Somente nesse ciclo, são mais de 8 mil pessoas em capacitadas e um total de 32 mil formandos, já que 24 mil alunos foram qualificados em outras duas etapas do programa no ano passado.

 

Cada aluno com sua trajetória, como é o caso de Emily, uma jovem do Gama que já havia participado do programa qualificação profissional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, “Mulheres Vencedoras”. “Agora, para ajudar minha família, porque minha mãe  está desempregada, busquei o QualificaDF e me formei no curso de recepcionista, assim vou ter uma nova  de oportunidade para alcançar um novo emprego, garantiu Emily.

 

Além dos formandos presentes e autoridades, a vice-governadora Celina Leão, também marcou presença representando o Governo do Distrito Federal, fez questão de destacar a importância do projeto no apoio de pessoas mais vulneráveis. “Vejo, dentro desse programa, a inclusão social para o povo que busca por transformação de suas vidas, por meio da qualificação e do trabalho, vencendo as diversidades e as adversidades”, ressaltou, a vice-governadora.

 

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, foi categórico na importância daquele momento, onde mais de seis mil  pessoas, entre formandos, familiares e convidados celebravam a vitória de uma certificação em conjunto. “O que vale é poder olhar nos olhos das pessoas e saber que, o que a gente faz tem significado na vida delas”,  declarou Thales e, completou.” No olhar de cada um percebemos a alegria de saber que, agora, com esse certificado em mãos e o conhecimento adquirido, eles estão aptos para a inserção no mercado de trabalho.

 

O deputado Distrital Robério Negreiros falou do desenvolvimento econômico embutido na profissionalização. “Venho de um ciclo produtivo e sei da importância da qualificação profissional.  Eu acredito na retomada de um crescimento econômico nesse novo ciclo e que o governo continue investindo nisso, pois esse é o caminho para melhorar e, principalmente, diminuir o desemprego no Distrito Federal”,  declarou Negreiros.

 

O evento contou ainda com a participação especial do secretário Nacional do Ministério do Trabalho, Magno Lavigne, que elogiou e parabenizou o trabalho feito no Distrito Federal, “sendo como um exemplo para muitos lugares”, e o secretário de Justiça e Cidadania do Paraná, Santin Roveda que está em visita oficial à cidade e fez questão de  conhecer o Programa.

 

Giovanna Veloso

Governo do Distrito Federal