Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/12/23 às 18h01 - Atualizado em 21/12/23 às 13h37

Formatura do Qualifica DF – 3º ciclo

 

Na noite desta terça-feira (19/12), no centro de convenções Ulysses Guimarães, aconteceu a celebração do encerramento deste 3º e último ciclo do ano do programa de qualificação profissional Qualifica DF, com mais de 8 mil formandos. A festa contou com a participação de autoridades do Distrito Federal como o Secretário de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Renda, Thales Mendes, a vice-governadora, Celina Leão, o Secretário Nacional de Qualificação, Magno Lavigne, o deputado Robério Negreiros e o deputado Rafael Prudente.

 

O ano se encerra com o total de 24 mil pessoas formadas em especializações nas áreas de vendas, indústria, agronegócio, serviços e saúde inclusos nos 40 cursos distintos de qualificação profissional oferecidos pelo programa. Com duração de 240 horas no total, as aulas ocorreram nas regiões de Guará, Paranoá, Planaltina, Taguatinga, e Asa Sul, englobando especialidades selecionadas e elaboradas a partir das pesquisas de demanda do mercado de trabalho, junto ao setor produtivo. 

 

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do DF (IPEDF), o Distrito Federal atingiu neste fim de ano o menor índice de desemprego do ano, com a parceria entre a Secretaria e diversas empresas que buscam profissionais capacitados no mercado de trabalho, após finalizarem o curso, através das agências do trabalhador estes mesmos alunos podem conquistar a sua sonhada profissão.

 

 

Segundo o Secretário Thales Mendes, estes números positivos simbolizam mais do que disponibilidade de formação para as pessoas, os resultados também demonstram uma nova onda de oportunidades para aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho. Além de reafirmar o propósito da qualificação e o combate ao desemprego como a principal meta, também confirmou que o programa irá se manter no ano que vem com uma capacidade para ofertar os cursos a um maior número de pessoas.

 

 

A senhora Maria Ivonete, de 60 anos, se formou na área administrativa e foi convidada ao palco para expressar sua gratidão aos professores, colegas e às autoridades declarando que seu certificado do Qualifica DF é apenas o início de uma jornada, simbolizando que, independente da idade, sexo ou condição social, todos aqueles que queiram se preparar para o mercado de trabalho podem ter essa oportunidade.

 

Os alunos do Programa Qualifica DF recebem os seguintes benefícios:
• Kit educando, composto de, no mínimo: apostila ou cartilha/publicações; caderno tipo universitário de 96 folhas; caneta esferográfica azul ou preta; borracha branca; lápis preto nº 2; e, pasta plástica com elástico
• Uniforme, na quantidade de 2 (duas) camisetas
• Auxílio transporte, por meio da emissão de cartão vale transporte
• Lanche diário
• Seguro contra acidentes pessoais
• Certificado, autenticado pela entidade qualificadora e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda.

Os cursos são de: Açougueiro / Churrasqueiro / Preparador de Carnes, Agricultura Básica e Fruticultura, Almoxarife e Estoquista (Armazenista), Assistente Administrativo, Assistente Administrativo – Carreiras Públicas, Atendente de Consultório Médico / Dentário e entre outros.

Governo do Distrito Federal