O Dia do Artesão é uma celebração. Afinal estamos homenageando, merecidamente, aqueles que dedicam suas habilidades e criatividade à produção de obras únicas e encantadoras. Em meio ao mundo industrializado, os artesãos representam uma conexão vital com a tradição, a autenticidade e a arte verdadeira.
Neste dia especial, homenageamos esses mestres da habilidade manual, que transformam matérias-primas simples em verdadeiras obras de arte, com suas mãos habilidosas e sua mente criativa. Seja trabalhando com madeira, cerâmica, tecido, metal ou qualquer outro material, os artesãos infundem vida e alma em cada peça que criam.
A SEDET tem um programa voltado a Cadeia Produtiva e Economia Solidária do DF, ligado ao empreendedorismo, o Prospera-DF, que trata de um crédito concedido para o atendimento das necessidades financeiras de empreendedores caracterizados como pessoas físicas ou jurídicas, das áreas urbanas e rurais, que possuem atividades produtivas de pequeno porte.
Os créditos são liberados em condições definidas de acordo com capacidade de pagamento do tomador, garantias apresentadas e em valores progressivos para evitar o endividamento e com juros bem abaixo do mercado.
A presidente da Associação dos Artesãos de Planaltina, Lira Gomes, nos conta que a associação, atualmente, tem 220 artesãos associados. Ela é artesã há mais de 40 anos, no ramo das flores. “Nós produzimos muito, mas faltam mais espaços como esse aqui para a gente expor a nossa arte, para vendermos nossos produtos, somos 20 % dos feirantes da feira da Torre de TV”.
A artesã Celi Passos, trabalha no ramo de semijoias com sementes, metais e resinas, está no ramo há 30 anos, aprendeu a arte com seu esposo. Celi pede que mais espaços sejam abertos para que os artesãos possam expor suas obras.
Genoíno Malta nos contou um pouco sobre a sua arte, marchetaria, a arte ou técnica de ornamentar as superfícies planas de móveis, painéis, pisos, tetos, através da aplicação de materiais diversos, tais como: madeira, cipós. Ele é artesão há mais 25 anos, e solicita que abram mais espaços para que os artesãos não dependam somente da Feira da Torre de Tv.
O diretor da Associação Agro Art Cerrado, Wilson Lopes, uma associação de produtores rurais de Brasília, nos relatou que a associação conta com 22 associados de ramos diferentes. No grupo há produtores de mel, salames, molhos de pimenta, artesanatos em madeira e produtores de verduras. Eles expõem seus produtos no Parque da Cidade, e gostaria que mais espaços viessem a ser ofertados.
O secretário do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes falou da importância do dia do artesão. “Esse dia é importante não apenas para reconhecer o talento e dedicação, mas também de valorizar a riqueza cultural que eles preservam. Através de suas criações, os artesãos transmitem tradições, histórias e técnicas que são passadas de geração em geração, enriquecendo nossa herança cultural e fortalecendo nosso senso de identidade. A SEDET está de portas abertas, juntamente com a Cadeia Produtiva e Economia Solidária do DF, seja ajudando na criação de associações, ministrando cursos de qualificação profissional ou gerando créditos para o microempreendedor.