Fique atento a pré-inscrição, que será anunciada em breve pelo governo federal.
A Secretaria do Trabalho e do Empreendedorismo, por meio da Subsecretaria de Qualificação Profissional, informa que o Programa PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego vai ofertar 825 vagas para o Distrito Federal em 2015.
Essas vagas estão distribuídas por 32 cursos nas áreas de Produção Cultural, Recursos Naturais, Gestão de Negócios, Informação, Comunicação, Saúde, Produção Alimentícia e Turismo. Os cursos serão realizados por instituições de Brasília como o IFB, SENAI e SENAR, nas localidades de Taguatinga, Gama, Planaltina e Brasília. Os cursos têm a carga horária que varia de 160 horas a 400 horas e contam com ajuda alimentação, transporte e também com o material didático e uniforme do programa para os alunos.
O PRONATEC destina-se a qualquer cidadão interessado em se qualificar, mas terão prioridade aqueles que são beneficiários do Seguro Desemprego. As inscrições poderão ser feitas nas unidades das Agências do Trabalhador, em todo o DF, e os interessados deverão ter em mãos os seguintes documentos e cópias: RG, CPF, Comprovante de Escolaridade e Comprovante de Residência. No ato da inscrição os candidatos receberão um comprovante da inscrição e orientações sobre os próximos passos necessários à confirmação de sua matrícula.
ATENÇÃO – Os candidatos devem ficar atentos porque as regras mudaram para 2015 e, de agora em diante, só será permitida a matrícula em apenas um curso por ano, para cada CPF, e os beneficiários que abandonarem o curso escolhido no âmbito da Bolsa-Formação Trabalhador, no meio do treinamento, não poderão realizar matrícula para um novo curso por um período de 3 anos.
Essa proibição só será suspensa, quando o abandono tiver ocorrido por motivo de incompatibilidade de horário, gerada por oferta de emprego, por mudança de município de residência, por doença grave, ou por outro motivo de força maior devidamente justificado.