Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
26/09/23 às 11h46 - Atualizado em 26/09/23 às 11h51

Chocolat Festival

Fotografia: José Amaro – Ascom /Sedet

 

No Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, encerrou-se neste domingo o Chocolat Festival, que ocorreu de 20 a 24 deste mês. O evento contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, e foi marcado por uma série de palestras com a participação de atrações nacionais e internacionais e tendo como objetivo central do evento, impulsionar o desenvolvimento econômico no Distrito Federal.

A capital, por ser estrategicamente localizada próxima ao centro político do país, foi o palco escolhido para sediar a mais recente edição o Chocolat Festival, um evento que se tornou um farol para o desenvolvimento econômico e a promoção da cultura do cacau e chocolate no Brasil. Durante quatro dias, o público foi imerso em uma programação diversificada que incluiu palestras inspiradoras, debates enriquecedores, sessões de degustação e entre outras experiências imersivas que incluíram até ambientes que se assemelhavam a uma floresta de cacau.

O sucesso do evento, idealizado pelo organizador Marcos Lessa, se deve em grande parte ao ambiente propício oferecido, com uma localização estratégica e organizada, aliada a uma população significativa, coloca a cidade em posição privilegiada para o fortalecimento da indústria do cacau e o aprimoramento do desenvolvimento econômico na área.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, o apoio da Sedet foi fundamental. “Por meio da Economia Solidária agregamos ainda mais valor ao evento, criando uma plataforma onde empreendedores, agricultores e interessados puderam se reunir e explorar oportunidades no cultivo, no consumo, na indústria de cacau e admirar variedades de possibilidades para investimento na produção e comércio do chocolate”.

“Queremos acelerar esse processo. Tenho certeza de que, em 2024, quando o evento retornar a Brasília e ao Distrito Federal, veremos mais marcas de chocolate, mais pessoas envolvidas, mais diversidade de produtos, mais criatividade, inovação e artesanato. Essa cultura estará presente não apenas na indústria do chocolate, mas também em outros setores, como o uso de cacau no café da manhã dos hotéis, impulsionando o turismo, a missão vai além de apenas promover a sustentabilidade, é também uma questão de oportunidade “, afirma Marcos Lessa.

O Chocolat Festival, que teve início em 2009 na Bahia, está agora na sua trigésima segunda edição e já impactou mais de um milhão e meio de visitantes durante os anos. Sua principal meta sempre foi capacitar e promover uma verdadeira transformação social para aqueles envolvidos no cultivo, no empreendedorismo e no trabalho no setor. Com o apoio do governo e o compromisso de promover o desenvolvimento econômico, o evento se consolida como um catalisador de mudanças na indústria do cacau e chocolate na capital e no Brasil.

 

Giovanna Veloso

Ascom/Sedet

Governo do Distrito Federal