Os reparos no Shopping Popular de Ceilândia atingiram 50% de execução nesta semana. Cerca de 45 integrantes do programa RenovaDF realizam a pintura dos equipamentos do espaço de segunda a sexta-feira, em dois turnos. A ação começou em 23 de maio e deve chegar ao fim no começo de julho.
O vice-diretor do conglomerado comercial, Francisco Rodrigues Martins, alega que a reforma era uma demanda antiga e muito solicitada pelos feirantes. O Shopping Popular de Ceilândia reúne 700 bancas, que vendem desde alimentos e bebidas a roupas, calçados e eletrônicos, importados e nacionais, além de uma unidade do Na Hora.
Para que a pintura dos equipamentos fique exemplar, alunos do RenovaDF seguem passo a passo ensinado previamente em sala de aula
“Somos um ponto importante para a cidade. São centenas de comerciantes, que vivem do que vendem. Então, o nosso espaço precisa estar em boas condições: as pinturas e reformas. O resultado está ficando muito legal e há uma diferença visível entre a situação antiga e a atual”, salienta Martins, que tem uma banca de conserto de celulares no local desde 2014.
Para que a pintura dos equipamentos fique exemplar, os alunos seguem um passo a passo ensinado previamente em sala de aula. Primeiro, é preciso limpar o local alvo da pintura e lixar cada espacinho. Em seguida, deve-se aplicar o zarpão, um produto sintético anticorrosivo semelhante a uma tinta preta, para que, enfim, seja realizada a pintura.
As grades frontais, próximas à entrada, e as da lateral esquerda já estão concluídas, com duas ou mais demãos de tinta azul. Também já foram terminada a pintura dos corrimãos e será iniciada, em breve, a pintura relacionada a acessibilidade, no chão. Segundo a Secretaria de Trabalho (Setrab), o trabalho está 50% concluído. Está em andamento a pintura dos alambrados da saída do local e o trabalho nas grades do lado direito ainda não foi iniciado.