O conceito tradicional de Planejamento Estratégico refere-se à melhor forma de integração de uma instituição pública ou privada com o ambiente em que essa Instituição está inserida e seu âmbito de atuação.
No contexto das políticas públicas o Planejamento Estratégico é parte de uma declaração situada e posicionada dos Governos sobre o enfrentamento de situações altamente complexas, que envolvem intrinsecamente as sínteses contraditórias das diferentes construções políticas que se manifestam na sociedade.
Nesse contexto, a Assessoria de Planejamento e Projetos Especiais – ASPLAN, apresenta o Caderno Sintético de Planejamento da Secretaria de Trabalho e do Empreendedorismo – SETRABE que tem por referência o Planejamento Estratégico Institucional – PEI/SETRABE e a proposta de Programa de Governo do Governador.
Os compromissos do planejamento estratégico da Secretaria de Trabalho e do Empreendedorismo são: arquitetar a estrutura organizacional e funcional da secretaria, definir os planos e ações estratégicas e operacionais, buscar garantir a eficiência do órgão, aperfeiçoar a gestão financeira, alcançar a satisfação da sociedade, fortalecer o sistema e os serviços públicos de emprego, atender as demandas sociais na realização das políticas públicas de emprego, trabalho, empreendedorismo e renda, de forma inovadora, eficiente e eficaz, com vistas a contribuir para: o crescimento econômico e social do Distrito Federal, a elevação do nível de renda e à manutenção dos empregos da população do DF, no que couber a Pasta. Este Caderno demonstra, de forma sintética, as estratégias e ações de Estado e de Governo com atuação sobre os 6 marcos estratégicos em 6 perspectivas, conforme a matriz de marcos estratégicos, que será apresentado no decorrer deste documento.
Perspectiva: Organização / Assistência
Marco Estratégico: Integralidade
Propicia que a organização e engenharia do Sistema e dos Serviços de trabalho, emprego e renda sejam ofertadas de forma mais integral possível, atendendo os cidadãos em tudo o que representa suas necessidades. Faz parte da integralidade, a transversalidade de ações com as demais políticas sociais de governo.
Perspectiva: Cliente Beneficiário
Marco Estratégico: Fortalecimento das Ações para Sociedade
Visa o desenvolvimento e fortalecimento das ações voltadas para o trabalhador e empregado por meio das estruturas organizacionais da Secretaria de Estado de Trabalho, com foco nos resultados e na inserção dos cidadãos no mundo do trabalho de forma, na intermediação de mão-de-obra, no seguro desemprego, na qualificação profissional, no artesanato, no empreendedorismo, no microcrédito orientado, e demais ações diretamente ofertadas ao público alvo da Secretaria.
Perspectiva: Sociedade
Marco Estratégico: Satisfação
Desenvolve ações para suprir as expectativas dos clientes, no que tange a qualidade dos serviços prestados, considerando o controle social e a satisfação dos cidadãos, para garantir um atendimento de excelência, onde o objetivo final é o aperfeiçoamento e o aumento da capacidade de oferecer serviços de qualidade e de promover processos de mudança social.
Perspectiva: Servidor
Marco Estratégico: Aprendizagem e Crescimento
Consiste em investir na melhoria dos sistemas de informação e no alinhamento de procedimentos e rotinas da Pasta, por meio da educação continuada, reciclagem e requalificação, análise de competências, meritocracia e valorização de seus colaboradores.
Qualidade de vida e o cuidado com o servidor, é objetivo desta estratégia.
Perspectiva: Processos Internos
Marco Estratégico: Modernização
Caderno Sintético do Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Trabalho e do Empreendedorismo Modernizar a gestão administrativa, tecnológica e comunicacional da Setrabe, visando alcançar níveis de maturidade de gestão de alto nível, com conceitos da governança