Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
4/03/24 às 13h24 - Atualizado em 4/03/24 às 13h34

Agência do Trabalhador em Samambaia é reinaugurada

A Nova Agência de Atendimento ao Trabalhador de Samambaia foi reinaugurada, nesta segunda-feira.

 

De acordo com dados do Instituto de Pesquisa e Estatística (IPEDF), Samambaia é a segunda Região Administrativa mais populosa, com 247.629 moradores, o número representa 8,22% do total de habitantes do Distrito Federal. Para se ter ideia, somente a Agência do Trabalhador local realizou mais de 13 mil atendimentos no ano de 2023, tornando-se uma das mais importantes de nossa cidade.

 

No entanto, devido ao desgaste do tempo, em novembro de 2023 a unidade precisou de reformas em suas instalações. Durante o período, a Agência de Atendimento ao Trabalhador de Samambaia passou a realizar os atendimentos à população em um galpão improvisado de madeira, gentilmente cedido pela Administração Regional.

 

E nesta quarta-feira, 4/3, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, entregou à população a nova Agência do Trabalhador. Com um projeto de moderno a unidade tem ampla ventilação, salas para cursos, auditório com espaço para processos seletivos, atendimento ao microcrédito e até uma brinquedoteca. Além disso, o espaço conta com acessibilidade no atendimento ao deficiente auditivo, com painel em libras e aos deficientes físicos, com rampas de acesso, por exemplo.

 

O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes frisou a importância da reforma da Agência do Trabalhador. “ A inclusão começa no atendimento às pessoas que necessitam de acessibilidade, aos mais vulneráveis e aos cidadãos como um todo. O nosso propósito como gestor é de dar a dignidade que o cidadão merece, com um espaço acolhedor e um atendimento personalizado”, concluiu Thales.

 

Assim como as demais 14 Agências do Trabalhador do DF, a unidade de Samambaia oferece diariamente vagas do Sistema Nacional de Emprego e faz o encaminhamento dos candidatos às empresas contratantes, além de oferecer entrada ao Seguro Desemprego, suporte à emissão da nova Carteira de Trabalho Digital, acesso aos serviços de microcrédito do Programa Prospera, inscrições no programa Cesta do Trabalhador e nos programas de qualificação profissional da Sedet.

 

A nova Agência do Trabalhador está localizada na QN 303, Conjunto 01, Lote 03 – Samambaia Sul (ao lado Correios), com funcionamento nos dias úteis, das 8h às 17h.

Governo do Distrito Federal