Governo do Distrito Federal
22/06/21 às 18h01 - Atualizado em 23/06/21 às 11h55

Mulheres à obra

Paloma Viajante, aluna do Renova DF – Foto: Ascom/Setrab

 

 

Trabalhar na área braçal da construção civil sempre exigiu muito esforço físico, por causa disso criou-se um mito de que canteiro de obras não é lugar para mulheres. Mas, no programa de Qualificação Profissional Renova DF, a realidade tem sido bem diferente, 35% dos alunos inscritos no programa são do gênero feminino.

 

Assim como os homens, elas recebem aulas para os cursos de carpinteiro, jardineiro, eletricista, encanador, serralheiro e pedreiro, e uma bolsa benefício de R$ 1,1 mil, atendendo uma carga horária de quatro horas por dia, enquanto aprendem na prática e revitalizam os espaços públicos de nossa cidade.

 

 alunos do Renova DF recuperando uma quadra de esporte em Samambaia- Foto: Ascom/Setrab

 

A aluna Vivian Sales não estranhou o grande número de mulheres no Renova DF. “Hoje em dia não existe mais esse preconceito, a mulher pode estar onde ela quiser. Trabalhando com que ela quiser, porque ela é capaz, ela é mãe, é trabalhadora e para ela não tem esse negócio, qualquer serviço, sendo um serviço digno é o que importa” completou.

 

“Estamos fazendo, muitas vezes, até melhor do que alguns homens, porque somos perfeccionistas para fazer o acabamento, por exemplo”. Explica a estudante Débora Laflaine, que pretende concluir o curso para trabalhar na área de jardinagem, a princípio,  em sua própria casa.

 

Iasmim Oliveira, aluna do Renova DF – Foto: Ascom/Setrab

 

Já Iasmim de Oliveira, que estava desempregada devido a pandemia, vê na qualificação uma nova porta para o mercado de trabalho. “Eu vi como uma oportunidade, no meio dessa pandemia sem emprego. Nós mulheres não temos tanto conhecimento nessa área e estamos tendo oportunidade de aprender”.

 

Além do ganho profissional e social, a aluna Paloma Viajante destaca o grande ganho para a cidade e à população com a revitalização dos espaços públicos. “A importância é você manter o lugar bem atraente, bem visto aos olhares de todos. Assim, o morador poderá aproveitar os espaços públicos, tudo bem arrumado, bem visto”, complementa Paloma.

 

Thales Mendes, secretário de Trabalho do DF – Foto: Ascom/Setrab

 

O secretário de Trabalho, Thales Mendes, explicou o porquê da criação do Renova DF, “A Secretaria fez um mapeamento das profissões e atividades profissionais que estavam em crescimento e que pudessem ter uma maior absorção no mercado. O ramo da construção civil se destacou: é uma necessidade”.  E completou Thales. “Nós focamos as nossas qualificações nesse tipo de trabalhador, para que, saindo daqui ele tenha a condição, pois nós temos vagas nas agências do Trabalhador para encaminhar essas pessoas qualificadas”.

 

 

Sobre o Renova-DF

Capacitar profissionais, facilitar o ingresso no mercado de trabalho e reformar espaços públicos são alguns dos objetivos do programa Renova-DF. Os participantes recebem salário mínimo, além de auxílio transporte e seguro contra acidentes pessoais.

Os alunos devem ter frequência e aproveitamento igual ou acima de 80% para receber os auxílios e o certificado de conclusão de curso. Aqueles que obtiverem acima desse percentual poderão participar, gratuitamente, de qualquer outra formação oferecida pelo Senai-DF. Alunos analfabetos terão curso de alfabetização sem custos.

Os estudantes já foram selecionados e entregaram toda a documentação, portanto não há como se inscrever mais no Renova-DF. Participam pessoas com mais de 18 anos; moradores do DF; nato, naturalizado ou estrangeiro em situação regular no país; e em situação de desemprego.

O Renova-DF é uma parceria entre as secretarias de Trabalho, Governo e Transporte e Mobilidade; as companhias Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), de Saneamento Ambiental do DF (Caesb) e Energética de Brasília (CEB); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).

Governo do Distrito Federal