O Primeiro “Dia D” do DF é um marco histórico na capital do país, que serviu para valorizar um segmento de profissional ainda marginalizado pelo mercado de trabalho.
Para o secretário do Trabalho e do Empreendedorismo, Thiago Jarjour, as mais de 400 pessoas que foram hoje (25/9) à Agência do Trabalhador do Plano Piloto revela o interesse pelo emprego e também a conscientização do setor produtivo que foi ao local com mais de 30 empresas e com 638 vagas disponíveis para Pessoas com Deficiência (PcD).
“Brasília entendeu o significado do Dia D”, afirma Jarjour.
A colaboradora do governo de Brasília, Márcia Rollemberg, e esposa do governador Rodrigo Rollemberg, também gostou do “Dia D”. Ela vê com muita felicidade ações concretas que garantam o acesso ao trabalho da pessoa com deficiência. Ainda mais, disse, com trabalho integrado de políticas públicas entre secretarias.
O “Dia D” contou com apoio de Marise Ribeiro Nogueira, médica, diplomata e Secretária de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, e do seu assessor Paulo Beck.
Ainda no Dia D, a Secretaria emitiu Carteira de Trabalho para os interessados, concedeu palestras e dicas de intermediação de mão de obra via Agência Virtual do Trabalhador. E técnicos do INSS orientaram interessados sobre direito previdenciário. O SESI e do SENAI montaram estandes na Agência, que ofereceram cursos de qualificação e capacitação profissional.